Visitantes

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Matrizes


UM POUCO DA HISTÓRIA

Aproximadamente no ano  a. C., foi escrito na China o livro Chui- Chang Suan- Shu ( em português , Os nove capítulos da arte matemática), de autor desconhecido. Essa obra trata de  problemas sobre a mensuração de terras, impostos, equações etc. Um dos problemas apresenta sistema de equações do 1º grau:
3x + 2y + z = 39
2x + 3y + z = 34
X + 2y + 3z = 26

Nesse blog, o sistema é resolvido por meio de operações efetuadas com os elementos da seguinte tabela:
 1       2       3
 2       3       2
 3       1       1
26     34     39

Atualmente, essa tabela é chamada de matriz. Esse é um dos registros mais antigos sobre matrizes, o que nos leva a crer que o estudo das matrizes teve como motivação inicial a necessidade de resolver sistemas do 1º grau.


Definição de matriz

Chama- se matrizes do tipo m X n (lê- se: "m por n") toda tabela de números dispostos em m linhas se n colunas. Tal tabela deve ser representada entre parênteses (   ), entre colchetes [   ] ou entre barras duplas ||   ||.
Observação: cada elemento é indicado por 
aij,  
onde i indica a linha e j a coluna às quais 
aij 
 pertence.
Matriz A= (aij), 1  i  m        e      1  j n


O estudo das matrizes deve ser considerado de grande importância, constituindo numa importante ferramenta da Matemática presente em áreas relacionadas aos cálculos, como a Engenharia, a Informática e outras. Nos estudos estatísticos, as matrizes constituem tabelas que objetivam por organizar os dados distribuídos por linhas e colunas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário